DESTAQUES

Novo Portal de Serviços On Line para a população

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Sorocaba inaugura o seu Portal de Serviços On Line

A SEF disponibiliza, para maior comodidade aos contribuintes, os serviços mais procurados na SAM (Paço Municipal) e Casas do Cidadão.
Você poderá acessar serviços como: Parcelamento de Dívida Ativa, Recadastrar Proprietário de Imóveis IPTU, Emissão de Guias para Pagamento e conferir a autenticidade de certidões emitidas. Em breve, outros serviços estarão disponíveis.

Parcelamento de Dívida Ativa

Para consulta e parcelamento de débitos em dívida ativa vinculados ao imóvel, o contribuinte (proprietário) deve antes se recadastrar acessando o menu ao lado direito “Recadastramento IPTU”. Sem essa ação não será possível consultar e parcelar, pois é necessário utilizar “login” e senha fornecidos para o recadastramento.
Para consulta e parcelamento de débitos em dívida ativa vinculados ao cadastro mobiliário (empresas, autônomos), basta utilizar o “login” e senha já fornecidos para acessar os sistemas empres@fácil e NFS-e.
O parcelamento somente será aceito desde que haja o pagamento da 1ª parcela. Caso não seja feito tal pagamento, o mesmo será totalmente desconsiderado. A 1ª parcela do parcelamento vence no 1º dia útil seguinte ao de sua formalização. Verifique que parcelamento em até 12 (doze) parcelas não haverá juros de financiamento. Em mais de 12 (doze) parcelas serão cobrados juros calculados pela SELIC.
Feito o pagamento da 1ª parcela, acesse o menu ao lado direito “Emitir Guias” e obtenha e imprima as demais parcelas.

Recadastramento de Proprietários de Imóveis IPTU

O recadastramento é obrigatório, nos termos de Lei. Utilize para recadastrar os imóveis que sejam de sua propriedade (com Matrícula em Cartório de Registro) ou que seja compromissário (Escritura, contrato particular de compra e venda, etc). A consulta e parcelamento de débitos em dívida ativa somente são liberados depois de feito o recadastramento, pois serão utilizados o mesmo login e senha.

Emitir Guias

Emita as guias de pagamento de carnês lançados em 2015, ou 2ª via, mesmo que em atraso (as mesmas já estarão calculadas com multa e juros de mora devidos), bem como de parcelamentos de débitos (normal ou PPI). As guias de T.F.I.F. / ISS Autônomos também podem ser retiradas neste menu.

Emissão de Guias Parcelamento Financiado

Para emitir as demais parcelas do Parcelamento Financiado, informe o número da inscrição cadastral (Mobiliário/Imobiliário e/ou CPF/CNPJ).
Parcelamentos com adesão em mais de 12 parcelas a partir de 02/03/2016. (clique aqui)

Portal do IPTU

Emita guias de pagamento do IPTU 2015, ou 2ª via, mesmo que em atraso (as mesmas já estarão calculadas com multa e juros de mora devidos). (clique aqui)

Autenticação de Certidões

Para conferir a autenticidade de uma certidão emitida pela Secretaria da Fazenda, informe o nº da certidão e o respectivo código de autenticidade. (clique aqui)
Em caso de dúvidas, acesse a Central de Atendimento em: “sorocaba.sp.gov.br”